The World I Sail

Blog mainly about the "the world i sail" or the world I live on. Blog about my life experiences.

Monday, February 26, 2007

Gente deste mundo - Ti João do Ginjal

Ontem deu-se um excelente evento de fotografia: o 1º Encontro de Olhares Sobre Lisboa. Do evento só posso dizer que foi excelente. De salientar o convivio e a partilha de estórias, todas elas claro ligadas ao munda da fotografia que é outra das minhas paixões. Para saberem mais sobre o evento podem visitar a página do encontro clickando aqui.

Mas o post de hoje não é para fazer uma crónica deste belo dia mas está relacionado com fotografias. Vou aproveitar hoje para introduzir um novo tipo de crónicas neste blog a que chamei: Gente deste mundo. Como o meu tipo de fotografia favorito é retratos de pessoas este espaço será dedicado a fotos que tiro a pessoas e que ache interessante e com uma nota explicatória da história/contexto da foto.
Estreio esta crónica com a foto precisamente com um senhor com que me cruzei este Domingo durante o encontro do olhares...


O seu nome é João Baptista mas é mais conhecido como Ti João do Ginjal. Ora pois este ilustre senhor é assim conhecido pois é o habitante mais antigo de Ginjal. Segundo ele me contou orgulhosamente foi morar para o Ginjal tinha ele 2 anos. Tem ele agora a bela idade de 80 anos o que significa que mora nas margens do belo rio Tejo à 78 anos. Só falei com este senhor uns parcos 5 minutos mas também ele me conquistou pela sua simpatia, tal como acontece com todo o Ginjal e arredores. Durante a conversa mostrou-me, com um brilho nos olhos, uma fotocópia a cores de um artigo de jornal sobre ele e a sua vida no Ginjal. Descobri ainda que este senhor passa o seus dias a trabalhar e a ajudar os velejadores do Clube Nautico de Almada e, inclusive mostrou-me o barco do clube nautico que foi baptizado com o seu nome num gesto de reconhecimento pela sua vida em prol do clube. Por fim ainda mostrou os seu dom para a arte da poesia declamando um belo poema de sua autoria.
Se tivesse que escolher o momento especial do encontro de fotografias deste Domingo escolheria sem dúvida estes 5 minutos onde me cruzei com este senhor tão interessante.
Para terminar deixo aqui um poema de autoria do Ti João do Ginjal que encontrei neste blog (dedicado a Cacilhas e que claro também tem o seu tributo a este ilustre cidadão, a visitar)

Ginjal, belo, que vives a sonhar
Com cravos à janela
Uma boca a cantar
Ginjal, belo como nunca vi
Tens o Tejo a teus pés
A chorar de amor por ti

3 Comments:

  • At 3:33 pm , Anonymous Anonymous said...

    São essas gentes que me dão saudades de Portugal. A autencidade e genuidade de pessoas assim, são raras nos dias de hoje. Felizmente sempre existirão alguns exemplares.
    Quem sabe se um dia não iremos nós própios tomar esse lugar, com o olhar virado para o horizonte com essa saudade tipica de alguem que viveu, viu e apreciou. Esperemos que sim.

     
  • At 3:35 pm , Anonymous Anonymous said...

    Infelizmente eu aguento-me pouco tempo no mesmo sitio. :-)

     
  • At 11:11 pm , Blogger Mário said...

    E aposto que não te arrependes.;) Abraço

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home