Os Moken
Às vezes na TV ainda passam programas interessantes. Hoje vi um documentário sobre um povo que vive no mar que banha Myanmar (antiga Birmânia). Este povo chama-se Moken e são os "ciganos do mar".
O modo de vida dos Moken é baseado inteiramente na vida maritima. os Moken vivem em barcos construidos por eles usado o mesmo metodo tradicional de pelo menos 400 anos. No seu dia a dia os Moken são nomadas-colectores procurando no mar a comida para se alimentar. Durante 400 anos os Moken tiraram do mar apenas aquilo que precisam para viver nesse dia. Para eles só respeitando o mar é que este será benevolo com eles. Este tipo de vida sem o desejo por bens materiais, de partilha e de respeito pelo meio em que vivem é o cerne da sua ideologia. E pela história parece que tem resultado.
Este povo indigena (como quase todos os outros povos indigenas) estão a sofrer agora com as pressões que a "civilização moderna" traz. Com a chegada dos povos civilizados, veio a droga, o turismo e a industria que começou a ter efeitos negativos no povo do mar.
A responsável pelo documentário acaba dizendo: "Os Moken são considerados primitivos pelo seu modo de vida, mas no entanto eles sabem bem o mundo que os rodeiam. Simplesmente querem continuar a viver do modo que os seus antepassados sempre viveram." Espero que consigam manter o seus sonhos e que este povo sobreviva aos novos desafios com que se deparam.
3 Comments:
At 10:17 am , Maria Cambez said...
Achei interessante teres colocado este post sobre os Moken. Por acaso já tinha visto um documentário sobre eles na TV também e gostei bastante de aprender um pouco mais sobre a vida destes povos indígenas. O respeito pelo mar foi uma das principais ideias que me interessou, ainda mais agora, que cada vez mais o homem parece não se preocupar com o que acontece com o Mar e todo o equilíbrio de vidas que fazem dele uma das maiores maravilhas da vida de todos.
É pena que a chegada da civilização a estes povos tenha quase sempre consequências negativas e mesmo até irreversíveis. Espero, tal como tu, que consigam sobreviver e não se juntem à “lista de extintos”.
At 12:54 am , nf0 said...
Muito interessante, desconhecia por completo os Moken, mas sem duvida alguma estes povos que muito arrogantemente são considerados primitivos têm muito para nos ensinar...
At 11:34 am , Anonymous said...
olá, mario! você sabe alguma coisa a respeito da relação dos moken com o tempo (cronos ou outro modo de percepção do tempo)? ouvi dizer que eles desconhecem a palavra "quando". tudo de bom para você e sua família navegante; "saudades desconhecidas" e um abraço amigável.
rogério, doutorando em urbanismo, rio de janeiro, brasil.
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home