The World I Sail

Blog mainly about the "the world i sail" or the world I live on. Blog about my life experiences.

Wednesday, November 29, 2006

Sir Robin Knox-Johnston

Falando de grandes homens do Mar não podemos esquecer o lendário Sir Robin Knox-Johnston. Para quem nunca ouviu falar de Sir Robin fiquem a saber que se trata do primeiro homem no mundo a efectuar à vela a volta ao mundo sem paragens e sozinho. Esta aventura foi em 1969 e Sir Robin velejou sem parar durante 313 dias tendo percorrido sozinho 30123 milhas (55788 Km). Para além de navegar sozinho durante a viagem o seu equipamento de radio avariou após 2 meses e meio deixando-o sem a hipotese de comunicar para o resto do mundo. E não nos podemos esquecer que na altura não havia GPS pelo que a orientação era toda feita com um sextante e as estrelas.

Agora com 67 anos Sir Robin Knox-Johnston entra em mais uma aventura. Está neste momento a participar na famosa corrida Velux 5 Oceans. Uma das mais dificeis e competitivas corridas à volta do mundo a solo (irei falar nesta corrida brevemente noutro post).

Fica aqui uma entrevista de Sir Robin Knox-Johnston a explicar a razão da sua participação nesta corrida. Que os ventos o levem a bom porto

Tuesday, November 28, 2006

Velejando

Monday, November 27, 2006

Acabou-se a Ilusão... E aumentou a Paixão - Lição nº1.


Acabou ontem o curso de iniciação à vela que me preencheu os domingos de manhã durante os últimos 2 meses.

Olhando para trás dá para perceber que já aprendi algumas coisas.

A primeira lição que se aprende é que podemos esquecer as ideias romanticas de nos metermos num barco e ir para onde se quer. Pois é... na minha inocência pensava que bastava puxar uns quantos cabos e já estava: iamos a velejar a 10 nós para o nosso destino.

Pois afinal a vela é uma actividade bastante física. É necessário conjugar imensas variáveis para conseguir o resultado desejado, ou seja, temos que contar com os caprichos quer do vento quer da maré e também com as limitações da nossa embarcação e também mentalizar-nos muitas vezes que não conseguimos atingir o nosso objectivo (pelo menos não directamente ou tão depressa quanto queriamos). Além disso afinar as velas pode requerer bastante força física. E para nossa frustação existem os momentos "kit-kat" onde o sr. vento se decide a parar e lá ficamos nós parados ou à mercê da corrente que insiste em levar-nos para onde não queremos. É hora de lançar a ancôra ou então ligar os motores (para os menos puristas da vela, hehehe)

Esta experiência serviu-me para perceber que a vela é muito mais do que levantar um pedaço de pano ao vento. é um desafio com objectivos bem dificeis de alcançar.. o que torna tudo muito mais interessante :)

Aconselho a todos que experimentem.

Friday, November 17, 2006

Recebi um desafio do Nuno que não podia deixar de aceitar...

Ficam aqui em primeiro lugar as regras do jogo.

"Cada bloguista participante tem de enunciar 5 manias suas, hábitos muito pessoais que o diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher 5 outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue".

E as minhas manias são:

1 - Sempre que vou de férias tiro fotografias a tudo o que se mexa (e também ao que não se mexe). O que me vale é uma namorada compreensiva :P

2 - Quando estou numa piscina não consigo evitar a nadar à golfinho. Se olharem para o mar virem um individuo aos saltos na água feito maluco existe uma grande hipotese de ser eu...

3 - Adoro o mar e barcos à vela (motor não me entusiasma, polui e faz muito barulho). E tenho o sonho que irei ter um veleiro e darei a volta ao mundo nele.

4 - Seria capaz de estar horas a discutir a saga da Guerra das Estrelas com outro fã qualquer.

5 - Irrita-me ver uma pessoa a atirar algo para o chão. Se quiserem fazer isso que façam nas vossas casas.

Bem a juntar as estas manias podiamos dizer muitas mais coisas... mas fica para uma próxima vez. Agora falta propor 5 pessoas para o jogo (vamos lá ver quem é que aceita)

E os nomeados são:

Meu irmão Sérgio
Pedro
Sérgio
Bruno
Adérito

Até à próxima